Marcelo Ribeiro

Marcelo Gonçalves Ribeiro é formado em Programação Visual - UFRJ, mestre e doutor em Design pela PUC-Rio. Em 2001, participou do UNESCO-BIB Workshop - Bienal de Bratislava-Eslováquia. Recebeu o Prêmio Petrobras para a realização do curta 'Avenida Rio Branco: quadro a quadro'. Em 2004, recebeu o Prêmio de Melhor Ilustração - FNLIJ pelo livro Robinson Crusoe. Foi professor de animação no NAVE-RJ e, atualmente, é Professor Adjunto na UFRJ. http://marceloribeiro.multiply.com/

sexta-feira, março 19, 2010

Exaggeration [exagero]

Exaggeration [exagero]
Se uma personagem está alegre, faça-a ficar ainda mais feliz. Se ela está com medo, faça-a ainda mais medrosa, etc.

Exemplo:




Goofy Gymnastics; Pateta. Estúdio Disney, 1949.








Bibliografia:
THOMAS, Frank; JOHNSON, Ollie. Too funny for words. New York: Abbeville Press, 1987.

Marcadores: ,

quarta-feira, março 10, 2010

Linha do tempo: quadro a quadro

Publicidade animada [coca-cola] em Santiago, Chile. Outubro de 2006.


Comercial nas estações do Metrô do Rio de Janeiro. Março de 2007.






Propaganda do Guaraná Antarctica no metrô do Rio de Janeiro. Entre a estação Uruguaiana e Carioca, sentido Zona Sul. Filmagem: 05 de março de 2010.
http://marceloribeiro.multiply.com/video/item/12/12

domingo, março 07, 2010

Infográfico

Infográfico ou animação?

Exemplos:

Journey Through the "Animal Cell"

 


Animação Stop Motion (massinha) que caracteriza uma viagem por dentro de uma célula animal. Um dos primeiros projetos animados realizados pela autora.

quinta-feira, março 04, 2010

Animação tradicional (2D): acetato e multiplano

O desenvolvimento das técnicas de animação no início do século XX (por volta de 1914) permitiu que houvesse um rápido progresso dos estúdios de animação e um crescimento na produção de filmes animados. 
Um exemplo dos diferentes inventos produzidos no início do séc. XX e que contribuíram para o desenvolvimento da animação foi a criação do sistema que usa o acetato no desenho animado. Earl Hurd (EUA, em 1914) pode ser considerado o inventor deste sistema que usa um celulóide (acetato) com os traços e pinturas de desenhos da animação e posiciona-o de encontro a um único fundo ilustrado (cenário). Assim, o cenário e as figuras animadas eram criados separados e depois fotografados juntos no momento da filmagem.
Até os anos de 1980, o sistema que usava o acetato era o principal meio para a realização de filmes de animação em 2D.





Earl Hurd, a patente da invenção do sistema do acetato (patente no nome de Bray-Hurd Process Company até 1932) e o uso em algumas produções.
[informações retiradas dos sites: http://www.inkwellimagesink.com/pages/articles/CentennialOfAmericanAnimation.shtml
http://smfaanimation.blogspot.com/2010/03/studios-are-still-institutions.html ]

Documentário produzido em 1972 exibindo a maneira tradicional da criação de filmes de animação 2D produzidos naquela época:

Um outro recurso importante para o desenvolvimento dos filmes de animação 2D, foi a invenção nos estúdios Disney da câmera multiplano. Walt Disney recebeu a patente 2.201.689 nos Estados Unidos para esta invenção em 1º de maio de 1940. A câmera multiplano foi usada nos estúdios Disney durante os anos 30 e os anos 40 para criar filmes animados.

Walt Disney fala sobre os multiplanos usados para criar os cenários da animação: