Marcelo Ribeiro

Marcelo Gonçalves Ribeiro é formado em Programação Visual - UFRJ, mestre e doutor em Design pela PUC-Rio. Em 2001, participou do UNESCO-BIB Workshop - Bienal de Bratislava-Eslováquia. Recebeu o Prêmio Petrobras para a realização do curta 'Avenida Rio Branco: quadro a quadro'. Em 2004, recebeu o Prêmio de Melhor Ilustração - FNLIJ pelo livro Robinson Crusoe. Foi professor de animação no NAVE-RJ e, atualmente, é Professor Adjunto na UFRJ. http://marceloribeiro.multiply.com/

sábado, maio 02, 2009

Animação: Symbol

Para criar um Símbolo no Flash , deve se clicar com o botão direito do mouse sobre o objeto e escolher a opção 'convert to symbol' ou clicar no objeto e apertar a tecla F8.
Uma cópia de um Symbol usado no filme é chamada uma Instance, eles podem ter suas próprias propriedades independentes (como a cor, o tamanho, a função, etc.) diferentes do Symbol original.
Todos os 'Symbols' usados em um filme em Flash são armazenados na Biblioteca (Library) de onde você pode 'pegar' alguns e deixar outros novos Symbols para ser usados em seu filme. Quando um 'Symbol' é editado, todos os seus 'clones' ('Instances') são atualizadas automaticamente. Contudo, mudando as propriedades, efeitos ou dimensões de uma Instance, isso não afetara o símbolo original ou as outras Instances.
Exemplo:
Se você constrói um símbolo 'olho fechando' (você está usando este símbolo em 10 situações diferentes) e pretende modificar 1 frame, basta que você altere o símbolo principal para modificar os outros 10.
Importante
Dica: Todas as imagens importadas para o flash devem ser transformadas em 'Symbols Graphics' antes de serem transformados em movieclip ou buttons. Esta opção torna o filme mais "leve".